Dicas de compra para o estoque de Natal

2020 está sendo um ano totalmente atípico para todos os setores da economia. Com a pandemia, muitos negócios precisaram se reinventar e pensar em novas estratégias de vendas. Datas comemorativas como o Natal são épocas que todos devem se preparar, por isso, organizar a sua loja e o seu planejamento é o primeiro passo para aproveitar ao máximo as vantagens desse período.

Antes de falar sobre qualquer dica para as vendas de final de ano, a primeira das recomendações é prestar mais atenção em como os seus clientes estão consumindo neste momento.


Confira algumas dicas que separamos para você planejar seu estoque de Natal:

  1. Tenha um orçamento claro: é fundamental que sua empresa, mesmo no cenário atual, tenha um orçamento (DRE e Fluxo de Caixa) já revisado com as projeções de Vendas e Custos (CMV). O varejo está sofrendo oscilações frequentes nos últimos meses devido a pandemia. Mas isso lhe dará uma ideia clara do limite de compras que sua empresa poderá fazer.

  2. Analise as vendas dos anos anteriores: busque os dados e indicadores dos anos anteriores e analise quais os itens mais vendidos e aqueles que ficaram parados no estoque. Observe também quais foram os produtos que contribuíram mais para a lucratividade do seu negócio.

  3. Programe as compras: depois de analisar as vendas, prepare-se para as compras. Troque ideias com outros empresários (benchmark) do seu setor para saber o que eles estão esperando desse natal e faça uma simulações juntamente com seus gestores financeiro e comercial. Se possível procure fazer compras em lotes separados.

  4. Prepare seu estoque: Neste período é preciso ter um estoque maior, a fim de atender às demandas. Ao mesmo tempo, deve-se evitar um grande número de mercadorias, que podem ficar sem giro. Por isso, é importante estabelecer uma estratégia de organização e avaliar a melhor forma de dispor os produtos.

  5. Aposte em itens com giro: Apostar em itens com giro e categorizados em curvas com índice alto de vendas é uma boa estratégia na formulação de compras, evitando grandes riscos no final do ano.

  6. Faça promoções: o cliente sempre está em busca de promoções e valor agregado. Para destacar o seu negócio da concorrência, invista em condições especiais. Aqueles produtos que você precisa vender com urgência para desocupar o estoque para os lançamentos são os ideias para colocar em promoção nesse momento


Com um bom planejamento e disciplina, as suas vendas de Natal podem ter mais sucesso. Prepare seu varejo e não perca as oportunidades que só essa época do ano oferece.


Conte com a gente neste período!


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Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.


Referências:


https://especialista-pme.com.br/como-sera-o-natal-e-o-black-friday-da-pandemia/


https://www.fecomerciopr.com.br/sala-de-imprensa/noticia/retomada-pos-coronavirus-no-comercio-e-expectativas-nas-vendas/


https://blog.pifpaf.com.br/vendas-de-natal/


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