É completamente natural o empresário pensar numa sucessão familiar para dar continuidade ao negócio. E mais do que isso, torna-se um desejo pessoal.
Entender as características que diferenciam um Herdeiro de um Sucessor é fundamental para a continuidade do negócio e a felicidade de ambos. Apesar do desejo familiar, é importante saber que nem todo Herdeiro possui vocação para liderar uma empresa, ou seja, ser um sucessor.
Na nossa experiência, percebemos o quanto isso passa de um desejo para uma "obrigação" de família assumir essa responsabilidade. E muitas vezes, isso vira um "grande fardo".
Porém, é muito mais do que isso! Para ambos os lados é importante conhecer um ao outro.
É importante respeitar o perfil, interesse, vocação que pode ser totalmente incompatível com aquela missão.
Nesse caso, o empreendedor(sucedido) que pensa em plano sucessório deve analisar algumas características. Será que todo Herdeiro, terá uma condição obrigatória de suceder o negócio da sua família?
Em resumo o que queremos explicar é: O papel do Herdeiro está relacionado ao patrimônio, uma vez que, o Herdeiro é a pessoa que recebe os bens e direitos. Já a figura do Sucessor se vincula ao negócio, à substituição do cargo profissional, sendo responsável pela gestão da empresa. Existem algumas diferenças e características que diferem esses dois conceitos. Ser Herdeiro é decorrência de um direito legal. Já a condição de Sucessor exige competências, habilidades, conquista pessoal e méritos.
Segundo o autor do livro “Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros”, Augusto Cury, quem é apenas herdeiro consome e perde. “Gastar sem preservar, consumir sem enriquecer é ser um herdeiro irresponsável, e não um sucessor”.
Para o autor, herdeiros, tendem a ser gastadores inconsequentes, imediatistas, querem tudo rápido e pronto. Por outro lado, os Sucessores pensam a médio e longo prazo, e tendem a pensar melhor no futuro da organização, valorizam as tradições, cultura, têm brilho no olho e abraçam aquilo com todo amor e gratidão.
Confira um vídeo aqui de Augusto Cury para entender melhor esses conceitos.
Como a 4Business pode ajudar o seu negócio?
O Sucessor precisa estar preparado. Mais do que isso, ele precisa ter perfil!
Nós podemos ajudar a identificar esse perfil, estruturar essa "passagem de bastão". Podemos te ajudar na construção de plano sucessório analisando a cultura familiar, oferecendo mentorias e auxiliando na contratação de profissionais capacitados, bem como sua estrutura empresarial.
Nosso maior objetivo é profissionalizar sua empresa!
Solicite um orçamento aqui.
Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.
Atuamos com parcerias de expersts em análise de perfil e comportamental com mais de 20 anos de experiência em sucessão familiar.
Referências:
Comments