Do inglês, a sigla KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-Chave de Desempenho.
Do inglês, a sigla KPI significa Key Desempenho Indicator, ou seja, Indicador-Chave de Desempenho.
Trata-se de indicadores do negócio para avaliação frequente do seu desempenho. São os indicadores ou valores quantitativos que podem ser medidos, comparados e acompanhados, para expor o desempenho dos processos e do trabalho nas estratégias de um negócio.
É medir os resultados em números para dar insumos reais às decisões e não só percepções e achismos.
Quais são os KPIs mais utilizados numa empresa?
KPIs financeiros: Crescimento %, Ebitda, Lucratividade ou Margem Líquida, % de Despesas Variáveis e Fixas, Indicador de liquidez, Giro de Caixa, Retorno de Investimento (ROI). Ciclo Financeiro, Ciclo Operacional, entre outros…
KPIs de clientes: Tempo de Atendimento (SLA), Satisfação do Atendimento (NPS)
KPIs de processos internos; Rotatividade, Absenteísmo, % Produtividade, Taxa de cliques num site, curtidas. KPIs de aprendizado e crescimento: Cursos realizados, Aderência, Satisfação dos Treinamentos.
Como escolher os KPIs certos para o negócio?
Escolher os KPIs certos é fundamental para uma gestão estratégica e eficiente. É preciso definir criteriosamente cada um, baseando-se em dados confiáveis e relevantes para o negócio.
Além disso, os KPIs devem estar alinhados aos objetivos e metas da empresa, para garantir que realmente mensurem o que é importante para alcançar resultados.
Eles podem variar conforme o setor e os objetivos específicos, mas estão geralmente relacionados a áreas como vendas, marketing, atendimento ao cliente, eficiência operacional, financeira e qualidade.
Os KPIs são importantes para monitorar o progresso, identificar áreas de melhoria e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos.
Tem dúvidas?
4Business é especialista em Gestão de Empresas e fornece os principais KPIs para seu negócio.
Entre em contato para mais detalhes.
Comments