• contato93495

A LGPD no Mercado Varejista.

O Comércio varejista é o setor de mercado mais cara a cara com o cliente, e hoje o mais segmentado do nosso país, porque engloba desde o microempresário até uma empresa multinacional, tornando-se um mercado mais abrangente em diversos setores.

No último texto postado, falamos um pouco sobre o que é LGPD, mas caso não tenha lido, resumidamente trata-se de uma nova lei brasileira que defende o correto armazenamento e uso de dados pessoais, por parte de empresas privadas e órgãos públicos. Mas como isso vai impactar no varejo?

Entendemos que o cliente, é para a grande maioria dos varejistas, a maior relação comercial/pessoal, então é dela que vamos falar. É necessário que existam regras claras para o tratamento e uso de dados dos clientes, que são extremamente pessoais e invioláveis, sendo de extrema importância o “aceite” do cliente para o compartilhamento dos dados, e para organização destes processos, é importante que o empresário utilize um software que auxilie o varejista a tratar esses dados, como também é de obrigação do empresário a prova que autoriza este consentimento por parte do cliente.

Outro ponto importante é em relação ao compartilhamento dessas informações entre empresas de um mesmo grupo, por exemplo uma rede de supermercados, deixando bem claro ao seu cliente a necessidade de constar o seu aceite.


Seu negócio está pronto para respeitar e atender todos os direitos de seus clientes em todos os requisitos da nova LGPD?


Confira alguns direitos que o cliente deve ter:

  • Direito de recusar coleta de dados;

  • Direito de conhecer e receber cópia de todos os dados tratados que estejam de posse da empresa;

  • Direito de corrigir estes dados;

  • Direito de solicitar que seus dados sejam excluídos dos sistemas;

  • Direito à portabilidade de seus dados;

  • Direito de restringir o processamento de seus dados conforme sua conveniência;

  • Direito de ser notificado em caso de ocorrer um incidente de violação de dados.


A 4Business pode te ajudar a se adequar dentro da LGPD.


Entre em contato conosco, aqui


Referências:

http://sebraeatende.com.br/artigo/como-lgpd-pode-impactar-vida-do-pequeno-empreendedor


https://www.linx.com.br/blog/o-que-o-varejo-precisa-fazer-para-se-adaptar-a-lgpd/



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo