O Comércio varejista é o setor de mercado mais cara a cara com o cliente, e hoje o mais segmentado do nosso país, porque engloba desde o microempresário até uma empresa multinacional, tornando-se um mercado mais abrangente em diversos setores.
No último texto postado, falamos um pouco sobre o que é LGPD, mas caso não tenha lido, resumidamente trata-se de uma nova lei brasileira que defende o correto armazenamento e uso de dados pessoais, por parte de empresas privadas e órgãos públicos. Mas como isso vai impactar no varejo?
Entendemos que o cliente, é para a grande maioria dos varejistas, a maior relação comercial/pessoal, então é dela que vamos falar. É necessário que existam regras claras para o tratamento e uso de dados dos clientes, que são extremamente pessoais e invioláveis, sendo de extrema importância o “aceite” do cliente para o compartilhamento dos dados, e para organização destes processos, é importante que o empresário utilize um software que auxilie o varejista a tratar esses dados, como também é de obrigação do empresário a prova que autoriza este consentimento por parte do cliente.
Outro ponto importante é em relação ao compartilhamento dessas informações entre empresas de um mesmo grupo, por exemplo uma rede de supermercados, deixando bem claro ao seu cliente a necessidade de constar o seu aceite.
Seu negócio está pronto para respeitar e atender todos os direitos de seus clientes em todos os requisitos da nova LGPD?
Confira alguns direitos que o cliente deve ter:
Direito de recusar coleta de dados;
Direito de conhecer e receber cópia de todos os dados tratados que estejam de posse da empresa;
Direito de corrigir estes dados;
Direito de solicitar que seus dados sejam excluídos dos sistemas;
Direito à portabilidade de seus dados;
Direito de restringir o processamento de seus dados conforme sua conveniência;
Direito de ser notificado em caso de ocorrer um incidente de violação de dados.
A 4Business pode te ajudar a se adequar dentro da LGPD.
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