Alguma vez você já pensou que a pessoa certa, no lugar certo e engajada faz total diferença? Vamos entender melhor, você já precisou de algum produto ou serviço, e teve duas experiências diferentes com a prestação de serviços da empresa? Um exemplo clássico é um call center, onde você precisou resolver algo e com um atendente não conseguiu e com outro (do mesmo setor) você finalmente conseguiu, isso acontece muito e em diversas empresas, não só no call center, como usamos de exemplo, por isso é importante entendermos o que é e aplicar corretamente o mapeamento comportamental.
Mas o que é isso exatamente? Primeiro é importante entender e saber que cada pessoa possui um perfil diferente e o mapeamento é um processo que envolve algumas técnicas, de modo a traçar e entender o perfil de cada profissional considerando vários aspectos, como modelo mental, postura, preferências, motivações, estilo de liderança e restrições de cada um, cada uma das técnicas aplicadas permite o entendimento de como cada pessoa pensa e reage em cada contexto. Assim, é possível fortalecer a autoestima, destacar as competências, potencializar diferenciais e habilidades, reduzir as falhas e aperfeiçoar os resultados alcançados.
Existem 4 tipos de perfis comportamentais: o executor, o comunicador, o planejador e o analista. Falaremos brevemente sobre cada um deles.
Executor:
Dotado de extrema autoconfiança, pode ser autoritário e ditatorial. Aceita e se dá bem com desafios e dificuldades, possui senso de competitividade extremo e costuma ser corajoso em suas posturas e ao defender seus pontos de vista.
Comunicador:
Como já sugere o nome, é uma pessoa comunicativa, geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser muito otimista e relaciona-se com facilidade e entusiasmo.
Planejador:
São pessoas estáveis e pacientes, de ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Dificilmente entram em pânico, mas têm uma pequena capacidade de improviso.
Analista:
Detalhista e meticuloso, o analista é organizado, responsável e altamente conservador, hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.
Cada perfil comportamental indica um padrão ou uma tendência de comportamento predominante.
Essa ferramenta tem um poderoso recurso para tornar a gestão de pessoas mais eficiente e humana, conhecer os profissionais leva inúmeras vantagens ao negócio como, por exemplo, a redução do turnover, aumento de produtividade, gestão aprimorada dos conflitos internos, motivação, entre outras.
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