Benefícios do MAPEAMENTO COMPORTAMENTAL.



Alguma vez você já pensou que a pessoa certa, no lugar certo e engajada faz total diferença? Vamos entender melhor, você já precisou de algum produto ou serviço, e teve duas experiências diferentes com a prestação de serviços da empresa? Um exemplo clássico é um call center, onde você precisou resolver algo e com um atendente não conseguiu e com outro (do mesmo setor) você finalmente conseguiu, isso acontece muito e em diversas empresas, não só no call center, como usamos de exemplo, por isso é importante entendermos o que é e aplicar corretamente o mapeamento comportamental.


Mas o que é isso exatamente? Primeiro é importante entender e saber que cada pessoa possui um perfil diferente e o mapeamento é um processo que envolve algumas técnicas, de modo a traçar e entender o perfil de cada profissional considerando vários aspectos, como modelo mental, postura, preferências, motivações, estilo de liderança e restrições de cada um, cada uma das técnicas aplicadas permite o entendimento de como cada pessoa pensa e reage em cada contexto. Assim, é possível fortalecer a autoestima, destacar as competências, potencializar diferenciais e habilidades, reduzir as falhas e aperfeiçoar os resultados alcançados.


Existem 4 tipos de perfis comportamentais: o executor, o comunicador, o planejador e o analista. Falaremos brevemente sobre cada um deles.


Executor:

Dotado de extrema autoconfiança, pode ser autoritário e ditatorial. Aceita e se dá bem com desafios e dificuldades, possui senso de competitividade extremo e costuma ser corajoso em suas posturas e ao defender seus pontos de vista.


Comunicador:

Como já sugere o nome, é uma pessoa comunicativa, geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser muito otimista e relaciona-se com facilidade e entusiasmo.


Planejador:

São pessoas estáveis e pacientes, de ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Dificilmente entram em pânico, mas têm uma pequena capacidade de improviso.


Analista:

Detalhista e meticuloso, o analista é organizado, responsável e altamente conservador, hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.


Cada perfil comportamental indica um padrão ou uma tendência de comportamento predominante.


Essa ferramenta tem um poderoso recurso para tornar a gestão de pessoas mais eficiente e humana, conhecer os profissionais leva inúmeras vantagens ao negócio como, por exemplo, a redução do turnover, aumento de produtividade, gestão aprimorada dos conflitos internos, motivação, entre outras.


Quer transformar seu time em um time mais sólido e de alta performance? Entre em contato conosco agora mesmo e tenha a melhor solução para o seu negócio.


Entre em contato conosco, clicando aqui








30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo