top of page

Break Even Entendendo a Importância para o Sucesso Empresarial

Ponto de equilíbrio nada mais é do que o exato momento em que o balanço do negócio está completamente equilibrado, ou seja, quando custos e despesas operacionais se igualam à receita.


Em cenários de crise e em meio a um mercado que está cada vez mais acirrado, saber qual é o ponto de equilíbrio do negócio é fundamental para se planejar financeiramente. Afinal, é necessário trabalhar dia após dia com metas e objetivos claros que permitam que os ganhos da empresa ultrapassem esse ponto, já que é a partir dele que você obtém lucro.

Matematicamente falando, o break Even corresponde a uma conta bem simples em que se somam todos os custos e despesas do negócio. A partir desse valor, trabalha-se para obter uma quantia de vendas e de contratos que ultrapassem esse número mínimo. O que é necessário para calcular ponto de equilíbrio?


Ao calcular o ponto de equilíbrio, é crucial considerar esses custos fixos, pois eles representam um marco importante para determinar o nível de vendas necessário para cobrir todos os gastos e alcançar o equilíbrio financeiro.


Os custos variáveis, por sua vez, são aqueles que se ajustam conforme a produção e a execução do trabalho diário. Eles aumentam ou diminuem conforme o volume de produção ou vendas. Um exemplo disso é a compra de matéria-prima, que é um dos componentes deste grupo. Além disso, se a empresa trabalha com comissão de vendas, esses custos também fazem parte do grupo de custos variáveis, assim como os gastos relacionados a insumos.


Você sabe qual é o custo efetivo de produção ou execução do seu produto? Esse valor é essencial para definir as estratégias do seu negócio, incluindo a precificação no mercado. Por outro lado, o índice da margem de contribuição é fundamental para determinar o ponto de equilíbrio do seu negócio. Ele consiste em dividir o valor da margem de contribuição pela receita total bruta da empresa, proporcionando uma visão clara da contribuição de cada unidade vendida para cobrir os custos fixos e gerar lucro.



Entre em contato para mais detalhes.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page