Como fazer a leitura dos resultados de 2020?

As demonstrações financeiras serão base para toda tomada de decisão do seu negócio. Mas como interpretar cada dado? E qual a sua importância?


Digo aos meus clientes: "Financeiramente dizendo, uma empresa precisa de dois indicadores: liquidez e Rentabilidade. Ou seja, Fluxo de Caixa e Lucro"


Separei aqui uma explicação para te ajudar:


Falando de Liquidez = Fluxo de Caixa.

Basicamente existem dois Fluxos de Caixa: O Direto e o Indireto.


O Direto é a visão do dia a dia da sua empresa: entrada e Saída Financeira.

Esse fluxo é mais operacional e considerado vital para organização das suas contas e saldo bancário. Ele é regido pelo regime de caixa. Ou seja, o dia da transação financeira.

Basicamente é dividido em três famílias:

  • Geração de Caixa: Entrada e saídas de recursos da operação: entrada de vendas, pagamento de fornecedores, salários, desp. Adm., impostos, etc.

  • Investimentos: Pagamentos de ativos, marcas, patentes. Ou entrada de venda de imobilizados.

  • Não operacionais: aporte de sócios, empréstimos, bem como saídas com a mesma característica.

Um bom fluxo de caixa operacional, tem uma visão de 90 dias, detalhado por dia, comparando a períodos anteriores e sendo ajustado semanalmente. Uma visão mais estratégica, existe pelo menos 12 meses, com visualização mensal.


Já o Fluxo de Caixa Indireto, conhecido como DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) ou Free Cash Flow serve para encontrar a rentabilidade de uma empresa depois de despesas e reinvestimentos.

Pode ser usada também como medida de valor de uma companhia, diferente do fluxo de caixa direto, que é operacional como já mencionado acima.

É uma visão mais ampla do negócio e gerado após a apuração das demonstrações contábeis (DRE, Balanço Patrimonial). Aqui é visualizado pelo regime de competência: ou seja, dia que ocorreu a operação, e não do pagamento.

Basicamente o Fluxo de Caixa Livre é gerado através da seguinte fórmula:

  • FCF = NOPAT + Depreciação – Investimento (CAPEX) (+/-) Δ CAG

Sendo:

  • NOPAT = Net Operating Profit After Taxes, ou lucro operacional líquido após os impostos

  • D = Depreciação;

  • Investimento (CAPEX) = recursos destinados a investimentos e projetos;

  • Δ CAG = Variação de capital de giro. São gastos patrimoniais que afetam a saída do caixa;

- DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)

Aqui você terá o resumo contábil dos resultados operacionais: Receita, Impostos, Custos de Mercadoria ou Serviços, Custos variáveis, Margem, Despesas Fixas, Receitas e Despesas Financeiras, além dos impostos sobre Lucro.


Nossa recomendação é que a empresa possua controles internos para avaliação mensal (gerencial) e projeções que servem para um orçamento.


Quanto sua empresa deveria faturar?

Quanto sua empresa deveria ter de lucro?

Quais gastos posso ter?


É importante que todos os indicadores acima sejam avaliados, são eles que determinam se é uma empresa saudável, no âmbito econômico.

Financeiramente ela pode ser sustentável pela entrada de recursos (sócios ou bancos), economicamente vai depender da Lucratividade (indicador de Lucro sobre a Receita).



- Capital de Giro: esse é o valor necessário para o funcionamento das atividades do dia a dia: pagamento de aluguéis, salários, compras de insumos, despesas diversas, etc. Trata-se do capital para “financiar” a atividade. Ele está ligado ao ciclo operacional da empresa e à saúde financeira do seu negócio, uma vez que representa o quanto a empresa pode dispor para sanar suas obrigações e contas, sem prejuízos.


Quanta coisa, não é mesmo?! Esses são alguns dos muitos indicadores financeiros que uma empresa têm todo ano. O mais importante é saber analisar cada dado para entender se realmente o seu negócio está sendo lucrativo e com caixa (liquidez).


Nós da 4Business possuímos a experiência necessária para ajudar a sua organização na análise de todos os seus resultados em 2020 e projeções.

Aproveite o início do ano para começar com o “pé direito” e tenha todas as projeções da sua empresa.


Solicite um orçamento aqui.

Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.

Referências:

https://bityli.com/bjOSS

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/01/05/banco-mundial-ve-expansao-de-3-do-pib-brasileiro-em-2021-mas-faz-alerta-sobre


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo