As demonstrações financeiras serão base para toda tomada de decisão do seu negócio. Mas como interpretar cada dado? E qual a sua importância?
Digo aos meus clientes: "Financeiramente dizendo, uma empresa precisa de dois indicadores: liquidez e Rentabilidade. Ou seja, Fluxo de Caixa e Lucro"
Separei aqui uma explicação para te ajudar:
Falando de Liquidez = Fluxo de Caixa.
Basicamente existem dois Fluxos de Caixa: O Direto e o Indireto.
O Direto é a visão do dia a dia da sua empresa: entrada e Saída Financeira.
Esse fluxo é mais operacional e considerado vital para organização das suas contas e saldo bancário. Ele é regido pelo regime de caixa. Ou seja, o dia da transação financeira.
Basicamente é dividido em três famílias:
Geração de Caixa: Entrada e saídas de recursos da operação: entrada de vendas, pagamento de fornecedores, salários, desp. Adm., impostos, etc.
Investimentos: Pagamentos de ativos, marcas, patentes. Ou entrada de venda de imobilizados.
Não operacionais: aporte de sócios, empréstimos, bem como saídas com a mesma característica.
Um bom fluxo de caixa operacional, tem uma visão de 90 dias, detalhado por dia, comparando a períodos anteriores e sendo ajustado semanalmente. Uma visão mais estratégica, existe pelo menos 12 meses, com visualização mensal.
Já o Fluxo de Caixa Indireto, conhecido como DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) ou Free Cash Flow serve para encontrar a rentabilidade de uma empresa depois de despesas e reinvestimentos.
Pode ser usada também como medida de valor de uma companhia, diferente do fluxo de caixa direto, que é operacional como já mencionado acima.
É uma visão mais ampla do negócio e gerado após a apuração das demonstrações contábeis (DRE, Balanço Patrimonial). Aqui é visualizado pelo regime de competência: ou seja, dia que ocorreu a operação, e não do pagamento.
Basicamente o Fluxo de Caixa Livre é gerado através da seguinte fórmula:
FCF = NOPAT + Depreciação – Investimento (CAPEX) (+/-) Δ CAG
Sendo:
NOPAT = Net Operating Profit After Taxes, ou lucro operacional líquido após os impostos
D = Depreciação;
Investimento (CAPEX) = recursos destinados a investimentos e projetos;
Δ CAG = Variação de capital de giro. São gastos patrimoniais que afetam a saída do caixa;
- DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)
Aqui você terá o resumo contábil dos resultados operacionais: Receita, Impostos, Custos de Mercadoria ou Serviços, Custos variáveis, Margem, Despesas Fixas, Receitas e Despesas Financeiras, além dos impostos sobre Lucro.
Nossa recomendação é que a empresa possua controles internos para avaliação mensal (gerencial) e projeções que servem para um orçamento.
Quanto sua empresa deveria faturar?
Quanto sua empresa deveria ter de lucro?
Quais gastos posso ter?
É importante que todos os indicadores acima sejam avaliados, são eles que determinam se é uma empresa saudável, no âmbito econômico.
Financeiramente ela pode ser sustentável pela entrada de recursos (sócios ou bancos), economicamente vai depender da Lucratividade (indicador de Lucro sobre a Receita).
- Capital de Giro: esse é o valor necessário para o funcionamento das atividades do dia a dia: pagamento de aluguéis, salários, compras de insumos, despesas diversas, etc. Trata-se do capital para “financiar” a atividade. Ele está ligado ao ciclo operacional da empresa e à saúde financeira do seu negócio, uma vez que representa o quanto a empresa pode dispor para sanar suas obrigações e contas, sem prejuízos.
Quanta coisa, não é mesmo?! Esses são alguns dos muitos indicadores financeiros que uma empresa têm todo ano. O mais importante é saber analisar cada dado para entender se realmente o seu negócio está sendo lucrativo e com caixa (liquidez).
Nós da 4Business possuímos a experiência necessária para ajudar a sua organização na análise de todos os seus resultados em 2020 e projeções.
Aproveite o início do ano para começar com o “pé direito” e tenha todas as projeções da sua empresa.
Solicite um orçamento aqui.
Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.
Referências:
Hozzászólások