Se você acompanha nossos e-mails e posts, viu que mandamos sugestões muito legais de como preparar seu varejo para as vendas de natal, mas…
Agora a Black Friday passou e essa data só se repete ano que vem…
Como manter o seu cliente fidelizado?
De acordo com Philip Kotler, referência de marketing mundial, adquirir novos clientes custa, em média, seis vezes mais do que a manutenção dos já consolidados.
Confira algumas dicas e pense sempre: tudo pode ser ainda mais lucrativo se você aproveitar essa oportunidade para reter e fidelizar seu público. E agora, como ele já conhece seu produto/serviço, fica muito mais fácil!
1) Conhecer o cliente: essa é básica, mas é "daquelas básicas e super essenciais". Conheça seu cliente, saiba nome, idade, o que ele gosta de fazer, onde ele mora/trabalha, crie uma persona (logo teremos um material bacana disso aqui!). Vale fazer cupom para aniversariantes do mês, kit especial, convênio com outros estabelecimentos e por aí vai… Com isso você consegue atingir seu público no “alvo certo”.
2) Seja lembrado: mantenha contato! Estabeleça um relacionamento com os seus clientes. Mesmo que eles não se manifestem, a sua marca será lembrada diante de uma eventual demanda ou da necessidade de resolver um problema.
3) Pós Black Friday: assim como no Pré e no Durante, também é possível gerar muitas novas oportunidades de negócio depois. Concorda? Você pode oferecer uma oferta especial para quem já comprou ou mesmo quem ainda não comprou e não quer perder a oportunidade.
Portanto, foque na experiência. Todas essas dicas são extremamente importantes, mas possuir uma equipe especializada e capacitada é ainda melhor.
A 4Business trabalha com a profissionalização da sua empresa, ajuda a aumentar a rentabilidade e buscar novas oportunidades em todas as áreas do seu negócio.
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Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.
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