Conheça sobre o Ciclo PDCA


Você já deve ter ouvido falar que planejamento é a base do sucesso.

Em uma empresa, para que tudo funcione de maneira organizada e com qualidade existem várias metodologias. Uma delas é a PDCA, também chamada de Ciclo de ou Ciclo de Deming.


Conheça agora sobre este Ciclo, um processo muito bacana que se realizado da maneira correta gera inovação, profissionalismo, agilidade e competitividade para sua organização.


O PDCA é uma ferramenta da Qualidade utilizada no controle de processos, que tem como foco a solução de problemas e a agilidade dos processos de gestão. Sua aplicação consiste em quatro fases:


P (plan: planejar): nesta fase o objetivo é fazer um “overview” sobre o momento atual em que o projeto e a equipe se encontram. Será identificado um ou mais problemas que estão comprometendo os resultados e também possíveis soluções.


D (do: fazer): vamos colocar em prática! Agora é necessário implementar a solução escolhida. Aqui, é importante manter uma excelente comunicação com todos os envolvidos para que o resultado seja eficiente. Outra dica é realizar um cronograma de implantação com metas e o tempo estipulado para cada atividade.


C (check: verificar): analisar e analisar. E se for preciso voltar na fase anterior. Agora é importante verificar os resultados para verificar se tudo está “andando como tem que andar”. Caso tenha percebido algum “desvio de percurso”, não deixe para depois e busque a melhor solução sempre visando o objetivo do projeto.


A (act: agir): Nesta fase, a ação tem como principal objetivo identificar ações corretivas, novas oportunidades ou quem sabe até novos problemas que tenham surgido no

meio do percurso. Aqui é importante destacar que se deve sempre terminar um ciclo para depois começar outro com outro tipo de problema.


Olhe a imagem a seguir. O PDCA é ilustrado como um ciclo, pois é um processo de melhoria ininterrupto. Assim é possível tornar “visível” e claro os processos para manter a produtividade da equipe.



O PDCA é de fato um ciclo, por isso, ele permite que sua empresa esteja em constante evolução e a sua metodologia em constante execução. Por isso, não há um momento obrigatório de encerramento do ciclo. E isso é o mais legal, o resultado de cada processo será sempre analisado e corrigido com foco na lucratividade do seu negócio. Como falamos anteriormente, o ideal é que, após concluídas as ações corretivas de um ciclo, o processo do PDCA seja reiniciado para correção e melhoria de procedimentos específicos.


Vantagens do PCDA:

  • Eficiência nos projetos;

  • Redução de custos;

  • Otimização de tempo;

  • Engajamento da equipe.


Portanto, o PDCA vai garantir qualidade, tanto em relação a produtos como no que diz respeito a processos e atendimento, tornando-se uma peça chave para elevar a competitividade perante o mercado.


A 4Business pode te ajudar na execução e elaboração de um ciclo PCDA eficiente.

Entre em contato e solicite um orçamento.

Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.

Referências:

https://ferramentasdaqualidade.org/pdca/

https://www.doxplan.com/Noticias/Post/Ciclo-PDCA,-uma-ferramenta-imprescindivel-ao-gerente-de-projetos

https://www.projectbuilder.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-pdca/

https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-pdca/




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo