Você já deve ter ouvido falar que planejamento é a base do sucesso.
Em uma empresa, para que tudo funcione de maneira organizada e com qualidade existem várias metodologias. Uma delas é a PDCA, também chamada de Ciclo de ou Ciclo de Deming.
Conheça agora sobre este Ciclo, um processo muito bacana que se realizado da maneira correta gera inovação, profissionalismo, agilidade e competitividade para sua organização.
O PDCA é uma ferramenta da Qualidade utilizada no controle de processos, que tem como foco a solução de problemas e a agilidade dos processos de gestão. Sua aplicação consiste em quatro fases:
P (plan: planejar): nesta fase o objetivo é fazer um “overview” sobre o momento atual em que o projeto e a equipe se encontram. Será identificado um ou mais problemas que estão comprometendo os resultados e também possíveis soluções.
D (do: fazer): vamos colocar em prática! Agora é necessário implementar a solução escolhida. Aqui, é importante manter uma excelente comunicação com todos os envolvidos para que o resultado seja eficiente. Outra dica é realizar um cronograma de implantação com metas e o tempo estipulado para cada atividade.
C (check: verificar): analisar e analisar. E se for preciso voltar na fase anterior. Agora é importante verificar os resultados para verificar se tudo está “andando como tem que andar”. Caso tenha percebido algum “desvio de percurso”, não deixe para depois e busque a melhor solução sempre visando o objetivo do projeto.
A (act: agir): Nesta fase, a ação tem como principal objetivo identificar ações corretivas, novas oportunidades ou quem sabe até novos problemas que tenham surgido no
meio do percurso. Aqui é importante destacar que se deve sempre terminar um ciclo para depois começar outro com outro tipo de problema.
Olhe a imagem a seguir. O PDCA é ilustrado como um ciclo, pois é um processo de melhoria ininterrupto. Assim é possível tornar “visível” e claro os processos para manter a produtividade da equipe.
O PDCA é de fato um ciclo, por isso, ele permite que sua empresa esteja em constante evolução e a sua metodologia em constante execução. Por isso, não há um momento obrigatório de encerramento do ciclo. E isso é o mais legal, o resultado de cada processo será sempre analisado e corrigido com foco na lucratividade do seu negócio. Como falamos anteriormente, o ideal é que, após concluídas as ações corretivas de um ciclo, o processo do PDCA seja reiniciado para correção e melhoria de procedimentos específicos.
Vantagens do PCDA:
Eficiência nos projetos;
Redução de custos;
Otimização de tempo;
Engajamento da equipe.
Portanto, o PDCA vai garantir qualidade, tanto em relação a produtos como no que diz respeito a processos e atendimento, tornando-se uma peça chave para elevar a competitividade perante o mercado.
A 4Business pode te ajudar na execução e elaboração de um ciclo PCDA eficiente.
Entre em contato e solicite um orçamento.
Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.
Referências:
Σχόλια