top of page

Estoque! Quais são os principais indicadores utilizados?

No Varejo é comum existir desperdícios no estoque. Isso decorre por falta de entendimento ou controle dos indicadores na gestão da empresa.



Quais são os principais indicadores utilizados na Gestão do Estoque?


1. Giro de Estoque

Serve para mensurar a rotatividade dos seus produtos em um determinado período, bem como avaliar a qualidade dos itens armazenados.


Fórmula: Giro = Total de Vendas / Volume médio de estoque

Ex. Imagine que a sua empresa vendeu 1.000 produtos em 1 ano e tem o estoque médio de 100 itens. Então, isso quer dizer que o seu giro de estoque é 10.

Ou seja, foi preciso reabastecer as prateleiras 10 vezes nesse período. Isso porque as mercadorias foram vendidas muito rápido e a demanda do produto é alta.


2. Ruptura de Estoque

Com base nessa métrica, você pode elaborar um planejamento de compra para que não faltem produtos nas prateleiras e o andamento das vendas não seja prejudicado.


Fórmula: Ruptura = (Itens em Falta / Total de Produtos da Loja ) * 100

Ex. Se você possui 100 produtos no portfólio, mas 20 deles estão em falta, o ponto de ruptura do seu estoque será de 20%.

Esse indicador está relacionado à falta de itens nas prateleiras. O ideal é que esse número seja o mais baixo possível para assegurar que a sua empresa sempre dispõe dos produtos que o cliente quer comprar.


3. Cobertura De Estoque

A cobertura de estoque indica por quanto tempo o estoque existente pode atender a demanda de vendas. Com base no resultado, é possível fazer o planejamento de reposição e de possíveis investimentos.

Para calcular a cobertura de estoque, é necessário analisar a quantidade de armazenamento existente em relação à previsão de vendas para um determinado período.


Fórmula: Cobertura = Previsão de Vendas em dias * quantidade vendida por dia

Ex. Suponha que sua empresa queira manter 50 dias de venda no estoque. E esse item vende 1 unidade por dia.

A empresa pode ainda inserir na fórmula o tempo médio de entrega, chamado de lead time.


A 4Business é especialista em negócios de Varejo e atua com grandes marcas no Brasil.


Entre em contato para mais detalhes.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page