top of page

Imobilização de Recursos não Correntes (IRC).

A Imobilização de Recursos Permanentes, ou Imobilização em Recursos não Correntes, significa o quanto de capital próprio e capital de terceiros (empréstimos) está investido em ativos permanentes.


A imobilização de Recursos não Correntes (IRC), também chamada de Recursos Permanentes (IRP), refere-se a um índice usados para medir a proporção do ativo fixo em relação aos recursos não correntes.


Para entender a IRC, antes, é preciso saber que os recursos não correntes corresponde mais precisamente à soma do passivo circulante com o patrimônio liquido das companhias

Ela revela o quanto a empresa usa dos seus recursos prementes para financiar todo o seu ativo fixo.


Fórmula da IRC:

IRC= (Ativos Investimentos + Ativos Imobilizados + Ativos Intangíveis + Ativos Diferidos) ÷ (Patrimônio Líquido + Passivo não circulante)


Nota-se que a relação é uma variação do índice de imobilização do patrimônio líquido, que não inclui o passivo não circulante no cálculo.


A IRC é usada tanto por gestores quanto por investidores, para os gestores, ela sinaliza o que é preciso ajustar as finanças da empresa, para a segurança do seu negócio e para investidores, ela pode ser um indicativo de que uma empresa representa uma alternativa mais arriscada para colocar seu dinheiro.


Nos dois casos, é importante que a IRC não deve ser utilizada sozinha, ao ser apenas um índice que pode ser aplicado para avaliar uma empresa.


Entre em contato para mais detalhes.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page