A Imobilização de Recursos Permanentes, ou Imobilização em Recursos não Correntes, significa o quanto de capital próprio e capital de terceiros (empréstimos) está investido em ativos permanentes.
A imobilização de Recursos não Correntes (IRC), também chamada de Recursos Permanentes (IRP), refere-se a um índice usados para medir a proporção do ativo fixo em relação aos recursos não correntes.
Para entender a IRC, antes, é preciso saber que os recursos não correntes corresponde mais precisamente à soma do passivo circulante com o patrimônio liquido das companhias
Ela revela o quanto a empresa usa dos seus recursos prementes para financiar todo o seu ativo fixo.
Fórmula da IRC:
IRC= (Ativos Investimentos + Ativos Imobilizados + Ativos Intangíveis + Ativos Diferidos) ÷ (Patrimônio Líquido + Passivo não circulante)
Nota-se que a relação é uma variação do índice de imobilização do patrimônio líquido, que não inclui o passivo não circulante no cálculo.
A IRC é usada tanto por gestores quanto por investidores, para os gestores, ela sinaliza o que é preciso ajustar as finanças da empresa, para a segurança do seu negócio e para investidores, ela pode ser um indicativo de que uma empresa representa uma alternativa mais arriscada para colocar seu dinheiro.
Nos dois casos, é importante que a IRC não deve ser utilizada sozinha, ao ser apenas um índice que pode ser aplicado para avaliar uma empresa.
Entre em contato para mais detalhes.
Comments