Você já deve ter ouvido falar a expressão “O Caixa é o rei”, pois trata-se de uma expressão muito utilizada no meio financeiro e investimentos, essa frase significa que ter dinheiro em caixa é sinônimo de poder, pois, a disponibilidade de caixa é a força vital de cada organização. Mas essa expressão embora seja verdadeira, tem um significado oculto, o caixa é consequência das ações realizadas pela empresa, e fazendo uma analogia ao jogo de xadrez, podemos dizer que o caixa está mais para a rainha e o lucro da empresa seria o rei.
A rainha é a peça de maior valor relativo em um jogo de xadrez, certo? Conhecida por sua alta mobilidade e com o auxílio do seu rei é capaz de vencer uma partida contra algum rei solitário, o Caixa, assim como a rainha, te permite maior movimentação, um fôlego, é mais fácil sair de um problema de caixa (ou ameaça ao caixa) com a rainha, seja negociando com credores, reduzindo prazo concedido em vendas ou outras ações.
Já o Rei é a peça mais importante do xadrez, cuja captura é o único objetivo do jogo, então consideremos o lucro como o rei, já que é muito mais complicado de mexer, movimenta muito pouco, é no passo a passo que se consegue obter aumento dos lucros, mas quando você não o alcança é cheque mate. Quanto mais dinheiro colocar, maior será o prejuízo.
É muito comum hoje empresas que se encontram no vermelho, com acompanhamento limitado ao extrato bancário, que representa consequências de uma administração de caixa, então se faz necessário entender como chegou nesse resultado, entendendo se o negócio só sobrevive por ações erradas como aumento de endividamento ou se, é lucrativa.
É necessário uma gestão correta, um acompanhamento aprofundado do acompanhamento de caixa para que o negócio tenha capacidade de se tornar lucrativo. Faça do seu caixa a rainha e o lucro o seu rei! Quer saber mais como fazer isso? Entre em contato conosco, temos a solução exata para você.
Fonte:
Comentarios