O que é inadimplência?

Atualizado: 13 de Out de 2020

A inadimplência ocorre quando há o descumprimento de algum compromisso, principalmente financeiro. Está relacionado ao atraso de pagamentos.

Quanto maior for a inadimplência entre a sua carteira de clientes, menor será a quantidade de dinheiro circulando. Com menos dinheiro, sua empresa não consegue manter as contas e o fluxo de caixa.

Uma consequência pode ser a dificuldade para cumprir o pagamento das obrigações: folha salarial, terceiros, aluguel, fornecedores.

Ou seja, a inadimplência cria obstáculos para a sua empresa. Segundo o economista Kyssieh Oliveira, o impacto mais direto da inadimplência é o desequilíbrio de fluxo de caixa. “Se é feita uma previsão de fluxo de caixa e ela não se realiza, o impacto negativo é direto e isso, naturalmente, tende a causar outros problemas”


Como gerenciá-la?


Primeiramente é necessário entender o cenário, mensurar e analisar todos os impactos gerados no seu negócio. Com uma visão ampla da situação, algumas ações podem ser realizadas:

• Revise os canais de crédito que estão sendo concedidos, como também os prazos;

• Realize uma revisão da carteira de clientes que estão sendo atendidos, focando nos clientes que geram rentabilidade para o negócio;

• Avalie o tamanho da necessidade de capital de giro que deverá ser utilizada;

• Agir de maneira rápida, segura e com cuidado, sempre analisando todos os impactos gerados;

• Inclua na precificação dos produtos e serviços os impactos ocorridos pela inadimplência.


Na prática, a elaboração de uma política de crédito com uma régua de cobrança bem definida e, atuação consistente da equipe financeira trará uma eficiência maior nesse processo.

Outra ação que poderá ser utilizada, é confiar a sua empresa em um especialista sério (terceirização) que vai te ajudar no gerenciamento de processos e a administrar a inadimplência de maneira profissional e segura.



A 4Business trabalha com a profissionalização do seu negócio e te ajuda a potencializar a saúde financeira de sua empresa, reduzindo assim os níveis de inadimplência.


Conte conosco! Solicite um orçamento aqui.


Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.



Referências:

*Kyssieh Oliveira* é consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Estado do Ceará (Sebrae/CE)

https://blogs.opovo.com.br/meunegocio/2018/11/29/inadimplencia-qual-seu-impacto-no-meu-negocio/

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/politica-de-cobranca-e-controle-da-inadimplencia,91ac438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

https://iugu.com/blog/gestao-de-inadimplencia/

https://blog.hotmart.com/pt-br/o-que-e-inadimplencia/

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo