O ano de 2020 voou e estamos há um mês do Natal. Esse é o período onde o seu negócio pode alavancar para fechar bem o faturamento anual por isso, seu varejo precisar estar preparado!
É necessário atrair o público, planejar o seu negócio e é claro, focar em um excelente atendimento.
Confira algumas dicas que separamos para que sua loja aproveite essa data:
Planejamento: ter um estoque estruturado é crucial para quem quer vender mais no Natal. Para não deixar seus clientes insatisfeitos nem perder as possibilidades de negócio, é preciso se concentrar nos itens com boa saída e adquirir mais unidades deles. Além disso, é importante ter um canal de comunicação direto com fornecedores e parceiros para que eles possam cumprir as demandas nos prazos adequados.
Atendimento: o cliente é o foco! A equipe de vendas deve estar preparada para receber os clientes com atenção, entender a sua necessidade e mostrar todos os produtos.
Público: as técnicas de marketing e merchandising devem estar de acordo com o momento atual! Por isso, invista em redes sociais e até mesmo no WhatsApp.
Equipe: essa é uma dica que vale para o ano todo, mas que deve ser aplicada principalmente nessa época. Devido à correria característica de fim de ano, é comum que, sem o incentivo apropriado, muitos trabalhadores sintam-se cansados ao final do dia. Além da questão psicológica, isso afeta também a produtividade e o atendimento no seu negócio. Por isso, procure treinar sua equipe para períodos mais movimentados de modo a preservar seus funcionários e garantir o máximo de rendimento do seu negócio.
Decoração Natalina: investir na decoração é um ótimo atrativo para as vendas de Natal. Tudo vai depender do que atrai o seu público. Um Papai Noel, uma música legal.
Ofereça uma experiência dentro do seu estabelecimento. Use aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento para que os seus clientes sintam-se bem.
Promoções: use a criatividade. Reúna a equipe atrás de boas ideias que possam ser utilizadas como diferenciais promocionais.
Prazo de entrega: é preciso ser eficiente até na hora da entrega do produto ao cliente. Prazo prometido tem que ser cumprido. Assim você evita transtornos com reclamações, faça valer, uma vez mais, o bom atendimento e a fidelização do seu cliente. É garantia para muitos outros Natais!
Pós venda: desenvolva uma estratégia para captar os dados dos clientes que finalizam uma compra. Nome, e-mail e telefone são essenciais para manter um bom relacionamento no pós venda. Com essas informações, posteriormente poderá mostrar ao cliente um novo produto e compartilhar suas campanhas promocionais, isso gera engajamento e consequentemente um aumento no faturamento.
Formas de pagamento: uma das formas de persuadir o consumidor é entregar os mesmos produtos com pagamentos mais flexíveis.
Conte com a 4Business neste período e prepare o seu varejo para o Natal!
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Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.
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