Sua empresa já traçou o orçamento 2021?

Final de ano é comum as empresas fazerem planejamento e traçarem metas financeiras para o próximo ano. E, tudo isso envolve a criação de um ótimo orçamento anual.


Qual a importância deste orçamento?


A prática do orçamento empresarial é uma das técnicas administrativas mais utilizadas pelas grandes instituições empresariais, nacionais e multinacionais e tem se tornado cada vez mais presente na administração de empresas de pequeno e médio porte, sendo utilizado até mesmo em microempresas.


Ele vai ajudar a “guiar” os gestores sobre o cenário financeiro da empresa, bem como otimizar a tomada de decisão. As estratégias da empresa também envolvem este planejamento.


O orçamento empresarial estabelece uma visão de como serão os negócios, para proporcionar uma visão bem aproximada da situação futura desejada. Por isso, não há como realizar um bom planejamento estratégico sem alinhar as metas e objetivos ao orçamento empresarial.



Separamos algumas dicas para sua empresa realizar um bom orçamento anual. Confira algumas:

  • Alinhe o orçamento anual à estratégia organizacional: o planejamento financeiro deve estar sempre bem alinhado aos objetivos globais da empresa. Qual serão os objetivos futuros e que ações devem ser feitas para alcança-los?

  • Defina metas: existem diversas métricas que podem ser analisadas quando se planeja as finanças como metas de margem de lucro, expectativa de receita, índice de endividamento, custos fixos, custos variáveis, etc. O importante é que elas sejam condizentes com a realidade da organização e estejam de acordo com a estratégia.

  • Acompanhe os resultados: é preciso acompanhar regularmente os resultados sendo atingidos e criar planos de ação para caso as coisas estejam seguindo outro caminho.

  • Analise as movimentações financeiras: para que seja possível analisar profundamente a situação das suas finanças é importante que todas as movimentações financeiras da empresa tenham sido registradas ao longo do ano. Isso exige uma organização e análise de todas as movimentações.

Como falamos, o orçamento anual empresarial consiste em uma série de previsões, que serão feitas com base no que se espera acontecer em cada setor e no mercado em geral, sempre considerando as estratégias, fatos ocorridos no passado, que permitam realizar a previsão dos recursos com o máximo de precisão possível para assim acompanhar os resultados e compará-los com o que foi planejado.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa estratégia, conte com a 4Business neste processo. Ajudamos na criação de um orçamento anual completo preparando sua empresa para os desafios do ano que está por vir!


Solicite um orçamento


Quer saber mais? Entre em contato conosco aqui

Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.

Referências:

https://www.treasy.com.br/blog/a-importancia-do-orcamento-empresarial-como-ferramenta-de-planejamento-estrategico/#:~:text=O%20or%C3%A7amento%20empresarial%20estabelece%2C%20da,e%20objetivos%20ao%20or%C3%A7amento%20empresarial.

https://conube.com.br/blog/a-importancia-do-planejamento-e-orcamento/


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo