Sucessão: sua empresa prepara um herdeiro ou um sucessor?



Será que podemos falar que todo herdeiro será um sucessor? Bom, antes de entrarmos nesse assunto é importante entendermos a diferença entre um herdeiro e um sucessor, e na verdade, a diferença é relativamente simples, um herdeiro basicamente é alguém que possui algum tipo de laço (principalmente laços familiares) com o empreendedor e recebe o direito de usufruir de um bem, mas nesse caso, uma empresa. Já quando falamos de um sucessor, falamos de alguém que foi escolhido para ocupar um cargo ou assumir a responsabilidade de tocar um novo negócio.


Nesse texto não queremos dizer que o herdeiro não possa ser um sucessor, eles podem sim, desde que esteja apto para tal, mas quando usamos essa analogia de herdeiro e sucessor queremos que a empresa entenda a diferença e crie seu planejamento da maneira correta. Um herdeiro é a pessoa que terá o direito de conduzir um negócio e ditar suas regras, ou, até mesmo ter a “obrigação” de tocar essa empresa, já um sucessor é aquele que vai desfrutar de habilidades, competências, que vai analisar um negócio com um olhar mais tático, analisando o time e visando os resultados, podemos falar que o herdeiro é o dono da bola e o sucessor é o dono do jogo.


É importante entender que nem todo herdeiro pode ser um sucessor, mas todo sucessor pode ser sim um herdeiro e o que queremos dizer é que a diferença entre os dois pode e, com certeza, deve ditar o futuro do empreendimento, por isso é necessário pensar e planejar sobre. Mas e a sua empresa, está preparando o sucessor ou o herdeiro do negócio?


4BUSINESS


Fornecemos orientação estratégica para empresários e profissionais com propósito de aumentar o nível de entrega de resultados, buscar eficiência nos processos e garantir a continuidade do negócio.


Para a sucessão de uma empresa, analisamos e desenvolvemos planos de "passagem de bastão" entre Sucedido e Sucessor, alinhado as expectativas e pensando na longevidade do seu negócio, converse com os nossos especialistas agora mesmo e transforme sua empresa.


Entre em contato conosco, clicando aqui








6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo