top of page

Fluxograma de processos: A melhor forma de organizar os processos do seu negócio.

O fluxograma é uma forma de representar um processo da sua empresa utilizando símbolos gráficos para descrever passo a passo o fluxo deste processo.

As etapas do fluxograma são apresentadas utilizando figuras geométricas, sendo que cada símbolo possui um significado importante. Quando pretendemos descrever um processo por fluxogramas, as formas mais comuns de disposição são:


  • 0 Fluxograma linear mostra a sequência de trabalho passo a passo que compõe o processo. Esta ferramenta ajuda a identificar retrabalhos ou etapas desnecessárias.


  • O fluxograma funcional mostra o fluxo de processo atual e quais as pessoas envolvidas em cada etapa. Neste caso, linhas verticais ou horizontais são utilizadas para separar a parte em que cada pessoa atua no processo. Este tipo de ferramenta demonstra onde as pessoas se encaixam no decorrer de cada processo e como elas se relacionam com outras pessoas.


O objetivo do fluxograma é mostrar de forma simples o fluxo das informações e elementos, além de mostrar a sequência operacional do processo que está sendo executado. Ao visualizar todo o processo, a empresa poderá evitar complexidades desnecessárias, compreender de forma clara o processo, e agir com melhorias na empresa.




Entre em contato para mais detalhes.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page