top of page

Inflação: Entenda os principais índices e como estão inseridos na rotina do seu negócio!

Os índices de inflação são indicadores que medem a variação média dos preços de um conjunto de bens e serviços ao longo do tempo. Cada índice tem sua abrangência e metodologia específica.

Alguns índices de inflação são:


  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): É o indicador oficial de inflação no país e é amplamente utilizado no comércio. Ele mede a variação dos preços de um conjunto de bens e serviços consumidos pelas famílias com rendimentos entre 1 e 40 salários mínimos. O IPCA é divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e serve como referência para reajustes de preços e contratos.


  • Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M): Embora seja um indicador mais abrangente, uma das maneiras de utilizar o IGP-M é para acompanhar a evolução dos preços no comércio. Esse indicador é calculado pela FGV e é composto por três componentes: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). O IGP-M é frequentemente utilizado como referência para reajuste de contratos, incluindo aluguéis e tarifas públicas.


  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC): É calculado mensalmente pelo IBGE, seguindo uma metodologia similar à utilizada no cálculo do IPCA, porém, com uma faixa de renda menor (1 à 5 salário mínimo). Esse índice é importante para o cálculo do reajuste do salário mínimo, uma vez que o valor do mínimo é corrigido com base na variação do INPC do ano anterior, além do crescimento do PIB. Além disso, o INPC também é utilizado como referência para negociações salariais e reajustes de benefícios sociais.


O reflexo da inflação é a alta de preços, que sacrifica nosso poder de compra ou, em outras palavras, desvaloriza a nossa moeda, quanto mais a inflação sobe menor fica o nosso poder compra, e assim acontece ao inverso também.



Entre em contato para mais detalhes.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page