top of page

Lei da oferta e demanda!!!

A lei da oferta e da demanda é um dos princípios fundamentais da economia que descreve como os preços dos bens e serviços são determinados em um mercado.


Oferta:

  • Refere-se à quantidade de um bem ou serviço que os produtores estão dispostos e capazes de oferecer no mercado.

  • A relação entre o preço de um produto e a quantidade que os produtores estão dispostos a fornecer é positiva, ou seja, quando os preços aumentam, a oferta tende a aumentar.

Demanda:

  • Refere-se à quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos e capazes de comprar.

  • A relação entre o preço de um produto e a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar é inversamente proporcional, ou seja, quando os preços caem, a demanda tende a aumentar.

Exemplo:

Imagine que desejamos adquirir uma garrafa de água em um dia de verão na praia. Nessa ocasião, a demanda por água é elevada, já que muitas pessoas anseiam por uma bebida refrescante. O resultado natural disso é que os comerciantes costumam vender as garrafas de água a preços mais altos do que o fariam durante o inverno ou em dias frios.


Agora, suponha que diversos vendedores estejam oferecendo garrafas d'água na mesma praia. Nesse caso, a oferta aumenta, e o preço tende a diminuir.


Por outro lado, se houver apenas um único vendedor de água na praia, ele terá uma posição de vantagem, pois a oferta do produto é baixa, assim poderá cobrar um preço mais alto.


A variação dos preços é influenciada por diversas variáveis. Quando há uma grande demanda por um produto específico, os preços costumam subir. Isso ocorre porque os fabricantes reconhecem que os consumidores estão dispostos a pagar um valor mais alto quando esse produto está em alta demanda e pode ser difícil de encontrar. E desta forma acontece ao contrário também, quando a demanda por um produto é baixa, o preço tende a cair.




Entre em contato para mais detalhes.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page